Governança Corporativa

O Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR) é um banco de dados com características de crédito, sendo alimentado mensalmente pelas instituições financeiras mediante coleta de informações sobre as operações concedidas, quer seja de pessoas físicas ou jurídicas.

É um dos principais instrumentos utilizados pela supervisão bancária, para acompanhar as carteiras de crédito das instituições financeiras com o propósito de proteger os seus depositantes bem como auxiliar na obtenção de informações sobre as características e avaliação da capacidade de pagamento dos tomadores de crédito.

Importante salientar que ao contrário das centrais restritivas, o SCR armazena informações positivas sobre os tomadores de crédito, mas qualquer consulta sobre as informações constantes no SCR depende de prévia autorização do cliente/proponente.

O Sistema de Informações de crédito também propicia com que os clientes do Sistema Financeiro Nacional possam acompanhar as informações a respeito de suas operações de crédito, perante as instituições financeiras.

As pessoas físicas e jurídicas podem se cadastrar no Banco Central para acessarem, gratuitamente, por meio da internet, seus dados porventura cadastrados no SCR, ou podem obter relatórios, com informações detalhadas a seu respeito, diretamente nas Centrais de Atendimento ao Público, mantida pelo Banco Central, mediante a apresentação dos documentos exigidos.

Em caso de divergência nos dados do SCR fornecidos pelo Banco Randon, o cliente poderá pedir sua correção, exclusão ou registro de anotação complementar, inclusive de medidas judiciais, mediante solicitação escrita e fundamentada ao Banco Randon.

Para mais informações ligue 145, ou acesse www.bcb.gov.br/?SCR
 
Delicious Twitter Facebook Google Windows Live Yahoo! Enviar por E-mail

Preencha os dados abaixo e clique em enviar

Enviar por E-mail


Topo