Governança Corporativa

O Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR) é um banco de dados com características de crédito, sendo alimentado mensalmente pelas instituições financeiras mediante coleta de informações sobre as operações concedidas, quer seja de pessoas físicas ou jurídicas.

É um dos principais instrumentos utilizados pela supervisão bancária, para acompanhar as carteiras de crédito das instituições financeiras com o propósito de proteger os seus depositantes bem como auxiliar na obtenção de informações sobre as características e avaliação da capacidade de pagamento dos tomadores de crédito.

Os extratos das informações constantes no SCR são elaborados de acordo com critérios contábeis e metodologia especifica estabelecidos pelo Banco Central do Brasil e as informações apresentadas referem-se ao saldo existente no último dia do mês de referência.

Importante salientar que ao contrário das centrais restritivas, o SCR armazena informações positivas sobre os tomadores de crédito, mas qualquer consulta sobre as informações constantes no SCR depende de prévia autorização do cliente/proponente, conforme legislação vigente.

O Sistema de Informações de crédito também propicia com que os clientes do Sistema Financeiro Nacional possam acompanhar as informações a respeito de suas operações de crédito, perante as instituições financeiras.

As pessoas físicas e jurídicas podem se cadastrar no Banco Central para acessarem, gratuitamente, por meio da internet através do sistema Registrato, seus dados porventura cadastrados no SCR, ou podem obter relatórios, com informações detalhadas a seu respeito, diretamente nas Centrais de Atendimento ao Público, mantida pelo Banco Central, mediante a apresentação dos documentos exigidos.

Em caso de divergência nos dados do SCR fornecidos pelo Banco Randon, o cliente poderá pedir sua correção, exclusão ou registro de anotação complementar, inclusive de medidas judiciais, mediante solicitação escrita e fundamentada ao Banco Randon.

Para mais informações ligue 145, ou acesse www.bcb.gov.br/?SCR
 
Delicious Twitter Facebook Google Windows Live Yahoo! Enviar por E-mail

Preencha os dados abaixo e clique em enviar

Enviar por E-mail


Topo